Alimentos e dicas para se previnir da gripe

| 9 de junho de 2012 | 0 Comentário

Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em torno de 2 mil pessoas morrem todo ano por causa que da gripe sazonal (gripe comum). Por isso é importante manter nosso sistema imunológico fortalecido nos alimentando corretamente e também tomando a vacina e se ficando atento a alguns cuidados especiais.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico e que fazem a gripe ficar longe de você.

Vitamina A: essa vitamina além de fortalecer o sistema imunológico, nutri o globo ocular e matem a pele sempre bonita. Pode abusar no consumo de abacate, acelga, abóbora, alfafa, cenoura, caju, escarola, espinafre, manga, mamão e fígado.

Flavonoides:  alimento com essa substância possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudam em muito na recuperação pessoas com gripe. Flavonoides são encontrados em frutas secas, sucos de uva, vinho tinto, cebola, tomate, laranja  e até chocolates do tipo amargo.

Vitamina C: ela pode não curar a gripe, mas é um excelente remédio na PREVENÇÃO ajudando a amenizar os clássicos sintomas. Alimentos com esse nutrientes são a laranja, limão, acerola, caju e outros cítricos.

Zinco: fortalecer o sistema imunológico é o principal papel do zinco, ele ajuda na recuperação de resfriados e combate a proliferação de bactérias, fungos e vírus. Fontes ricas em zinco são castanhas, nozes, ostras, sementes de abóbora, alimentos integrais e carnes de todos os tipos.

Não fique em Jejum: ficar horas sem consumir alimentos prejudica em muito o organismo, principalmente em estados gripais. Quando ficamos muito tempo sem se alimentar, nosso organismo fica em estado de alerta, ele precisa guardar energia e manter as funções vitais deixando de lado o combate contra a infecção ou vírus! Por esse motivo sempre se mantenha alimentado.

Refeições equilibradas: comer muito de uma vez só não adianta, procure dividir suas refeições em 5 ou 6 porções ao longo do dia, tentando consumir todos os grupos alimentares. Assim você protege seu sistema imunológico e mantém o peso e sua qualidade de vida.

Beba água: para prevenir uma infecção nada melhor do que uma boa hidratação do organismo. Procure diariamente ingerir dois litros de agua diariamente mantendo uma ótima hidratação das mucosas.

Dicas para o dia-dias que ajudam  a gripe ficar longe de você.

Lave as mãos:  por estarem sempre propensas a ter contato com algum alguém agente alérgico e principalmente com vírus, devemos manter as mãos sempre lavadas antes de manusear alimentos. Procure sempre evitar leva-las aos olhos ou a boca após ter dirigido ou usado transporte público.

Fuja dos vícios: o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros em excesso, além aumentar a chance contrair uma gripe por derrubar a imunidade, prejudica outros sistemas do corpo humano.

Respire com o nariz: pode parecer brincadeira, mas não é, respirar com o nariz previne que o corpo fique exposto a vírus, pois ao inalar pelo nariz a quantidade de ar aquecido e umidificado é maior, fazendo com que a temperatura dos pulmões seja sempre constante o que evita em muito o risco de infecções.

Evite bruscas mudanças de temperatura: o frio estimula os receptores de temperatura nervosos, fazendo com que as alergênicas (histamina) sejam liberada pelo organismo, provocando hipersecreção, espirros e prurido nasal.

Evitar o consumo de alimentos e bebidas gelados em excesso: partido do principio da mudança de temperatura brusca, ao ingerir bebidas e alimento gelados nosso corpo reage para manter a temperatura estável, fazendo liberar as alergênicas.

Evite salas fechadas ou aglomerações: quando estiver com sua imunidade baixa, evite esses locais, pois o contato com muitas pessoas, assim as chances de se inalar um indesejado micro-organismo diminui.

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Category: Saúde

   
 

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