A Radioatividade e seus Efeitos

| 15 de janeiro de 2013 | 0 Comentário

radioatividadeA Radioatividade e seus Efeitos

Alguns elementos na natureza são fisicamente instáveis e possuem a capacidade de transmitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.

Esse evento foi descoberto no século XIX. Até então a idéia que predominava era de que as menores partículas da matéria seriam os átomos. Porém com a descoberta da radiação, cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron.

 A radiação se divide sem dois tipos: a natural e a artificial veja qual é a diferença entre elas na explicação abaixo

Radioatividade natural ou espontânea:

  • Ela se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontrados na natureza.

Radioatividade artificial ou induzida:

  • É aquela produzida artificialmente por transformações nucleares geralmente  produzidas por indústrias.

Os efeitos causados pela radiação podem ser críticos e levar a danos incalculáveis, em longo prazo, curto prazo ou até pode apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada. Ao receber a radiação o individuo sofre uma alteração genética. Pois raios afetam os átomos presentes nas nossas células e provocando diversas alterações em sua estrutura. Essa alteração pela radioatividade pode causar problemas graves de saúde que pode ir da perda das propriedades características dos músculos e até a perda capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.

Mas saiba que a radioatividade também pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas no mundo todo. Na medicina atual, ela é usada no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energia nuclear, entre outras coisas.

Tags: , ,

Category: Estudos

   
 

Envie um comentário


9 + oito =